Como plantar e cultivar a Cúrcuma em qualquer recipiente?

Como plantar e cultivar a Cúrcuma

Introdução

Saber como plantar e cultivar a cúrcuma, é uma daqueles mistérios que tantos jardineiros desejam. A maioria das pessoas conhece a cúrcuma como uma especiaria dourada e saudável em pó para curry, mas não sabe como ela cresce – ou até mesmo como a planta se parece! Embora seja certamente única, ela não é tão difícil de cultivar! Com algumas adaptações, você pode cultivar com sucesso na maioria dos climas. Eu cultivo minha própria cúrcuma há anos!

Acompanhe para aprender tudo sobre como cultivar cúrcuma. Vamos discutir a “semente” de cúrcuma, condições ideais de crescimento, instruções de plantio, cuidados contínuos e a parte mais emocionante – como colhê-la! Também vou compartilhar algumas de nossas maneiras favoritas de usá-la na cozinha. A verdade seja dita, a cúrcuma é mais fácil de cultivar em climas amenos a quentes, pois pode ser cultivada completamente ao ar livre nesses locais. No entanto, pessoas em climas muito frios também podem cultivar – desde que esteja em um recipiente móvel.

Mas primeiro…

Como a Cúrcuma Cresce?

A cúrcuma (Curcuma longa) é uma erva perene, intimamente relacionada ao gengibre. Dito isso, a maioria dessas dicas de cultivo também se aplica ao gengibre! Embora o gengibre possa ser um pouco mais exigente. A cúrcuma não possui as típicas “sementes” minúsculas que você imagina para a maioria das plantas. Em vez disso, pedaços do sistema radicular chamados rizomas são plantados, os quais, por sua vez, produzem folhagem acima do solo, bem como mais rizomas maiores no solo abaixo. Esses rizomas preciosos são exatamente o que buscamos ao cultivá-la! Cada rizoma de semente é frequentemente chamado de “dedo” – porque, quando está fresca é colhida, o aglomerado de rizomas ao redor de um nó central se assemelha a uma mão!

Consumindo Cúrcuma e Curcumina

O pó de cúrcuma, suplementos nutricionais ou outros extratos comestíveis são feitos do rizoma. Ele também é usado inteiro, ralado ou fatiado em muitas aplicações culinárias – e é onde a maioria do sabor, cor e nutrientes da planta são armazenados. Os rizomas também contêm, sem dúvida, o ingrediente ativo mais importante na cúrcuma: a curcumina.

Milhares de estudos científicos mostram que a curcumina é um dos compostos herbáceos medicinais mais benéficos que existem! Com suas fortes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a curcumina comprovadamente reduz a inflamação, melhora a memória, previne e retarda o desenvolvimento do câncer, impulsiona a atividade antioxidante, regula a pressão sanguínea e muito mais. É verdadeiramente fenomenal! Consumimos o máximo de cúrcuma que podemos, incluindo o uso diário desses suplementos. Estou tão fascinado pela curcumina que estarei preparando um artigo dedicado aos seus incríveis benefícios à saúde – em breve.

Isso é tudo muito bom, mas você sabia que as folhas também são comestíveis?! Sim. As folhas podem ser adicionadas às receitas inteiras, secas e moídas em pó, ou embebidas em água para criar um líquido infundido para uso na culinária. Além disso, peixes podem ser envolvidos em folhas de cúrcuma para assar ou grelhar, semelhante ao uso tradicional de folhas de banana para esse fim.

Embora não sejam tão mágicas quanto o rizoma, as folhas também são carregadas de nutrientes e antioxidantes! Não sugiro remover muitas folhas enquanto a planta está crescendo, pois ela precisa delas para a fotossíntese. Colha algumas parcimoniosamente ou use as folhas escolhidas deixadas após a colheita dos rizomas!

Diferentes Variedades de Cúrcuma

A cúrcuma que você encontra nas lojas é quase sempre da variedade de cor alaranjada da Curcuma longa. Já experimentamos o cultivo de algumas outras variedades.

As variedades mais escuras de laranja são na verdade melhores para você! Eu não sabia, quando começamos a cultivar cúrcuma, que a cor profundamente laranja é um indicativo direto de quanto curcumina ela contém! Portanto, embora as variedades amarela e branca sejam únicas e divertidas de cultivar, elas não oferecem os mesmos benefícios nutricionais.

Uma mão segura muitas mãos de cúrcuma. As cores variam de vermelho a amarelo, a amarelado branco. Há até mesmo algumas peças de semente de cúrcuma misturadas que são muito mais escuras. Quanto mais alaranjado brilhante, mais curcumina!

Requisitos de Cultivo da Cúrcuma

Clima e Temperatura

A cúrcuma é uma planta tropical, nativa da Índia. Portanto, ela fica mais feliz quando recebe muito sol, temperaturas moderadamente quentes e água regular. Muitos lugares podem proporcionar essas condições… no verão, é claro! No entanto, uma das partes mais complicadas do cultivo de cúrcuma é o fato de ela ter um tempo de crescimento extremamente longo. A cúrcuma requer de 8 a 10 meses de crescimento sem geadas, desde o plantio até a colheita. Geralmente, é plantada no inverno e colhida no outono até o inverno inicial.

A cúrcuma pode ser cultivada ao ar livre durante todo o ano, no solo ou em recipientes. Gosto de cultivar em diversos barris de vinho, o que nos permite controlar facilmente a qualidade do solo e o nível de umidade. Ela simplesmente precisará ser plantada em um recipiente móvel dentro de casa e levada para fora quando o clima esquentar. Observe que se ela brotar enquanto ainda estiver dentro de casa, precisará de bastante luz ou sol.

Local de Plantio

A cúrcuma gosta do sol, mas é um pouco sensível à queimadura. Ela crescerá bem em pleno sol ou sombra parcial, mas se beneficiará de alguma sombra à tarde nos climas mais quentes (quando ultrapassar os 32 graus). Por exemplo, já vi jardineiros usando pano de sombra para proteger suas plantas de cúrcuma no final do verão.

A cúrcuma precisará de mais água enquanto estiver crescendo ativamente, mas não quase tanto antes de brotar. Na verdade, os rizomas não brotados são propensos a apodrecer se estiverem em água parada ou solo excessivamente encharcado. Quando plantados diretamente no exterior, pode levar muitos meses para que os rizomas de cúrcuma brotem e comecem a crescer! Portanto, escolha um local de plantio que tenha boa drenagem e onde você possa ajustar facilmente a umidade que estão recebendo – especialmente no início. Por exemplo, evite plantá-los em um local onde você saiba que a água se acumula na primavera.

Se você estiver plantando sua cúrcuma em um recipiente menor e móvel, pode movê-lo ao redor do seu jardim conforme necessário! Da mesma forma, quando for hora de trazer a cúrcuma para dentro no final do outono (para climas mais frios), você pode escolher uma janela ensolarada para ela ficar próxima. Por outro lado, se estiver plantando a cúrcuma no solo, em um canteiro de jardim elevado ou em um recipiente mais pesado e menos móvel (como um barril de vinho), mantenha essas coisas em mente para escolher o melhor local de plantio.

Recipientes

Ao procurar pelo recipiente perfeito para cultivar cúrcuma, não economize no tamanho! Escolha algo tão grande quanto razoavelmente possível sem que seja um fardo. Ou planeje ter vários vasos menores. A cúrcuma não precisa de solo especialmente profundo. De 25 a 30 centímetros são profundas o suficiente. A largura e a área superficial são o que mais importa se você quiser colher uma quantidade decente de cúrcuma! As sementes de rizoma que você planta precisarão de vários centímetros de espaço entre elas para crescer bem. Assim, recipientes estreitos limitarão a quantidade que você pode plantar.

Assim como todas as plantas, a cúrcuma só ficará feliz em um recipiente que tenha drenagem adequada. Isso significa que o vaso escolhido deve ter furos! Talvez alguns deles. Além dos barris de vinho, também cultivamos cúrcuma em vasos de tecido largos. No entanto, eles secarão um pouco mais rapidamente, então tenha isso em mente ao estabelecer sua rotina de rega. Adicione bandejas de gotejamento conforme necessário para capturar o excesso de água, especialmente para recipientes internos.

Uma estufa é mostrada no centro do fundo da imagem, há uma planta trepadeira maciça, plantas de pimentão em bolsas de cultivo de tecido e jovens rizomas de cúrcuma apenas brotando e continuando a crescer em bolsas de cultivo de tecido também. O solo é de cascalho, e há um caminho de lajes em direção à estufa. Há também algumas outras plantas em vasos, como suculentas e agaves.
São plantas de pimentão à esquerda, mas você pode ver alguns rizomas de cúrcuma jovens apenas brotando nas bolsas de cultivo de tecido à direita.

Barris de vinho (ou barris de uísque) são ótimos vasos, mas geralmente precisam de um pouco de modificação – para cultivar qualquer tipo de colheita! Eles são projetados para armazenar líquidos, afinal. Então, para promover a drenagem, perfuramos pelo menos 6 a 10 furos de meio polegada na parte inferior do barril, forramos o fundo com uma camada de tecido paisagístico (para que os furos não fiquem obstruídos), em seguida, um par de centímetros de pedras grandes de 3 a 5 centímetros, outra camada de tecido paisagístico em cima das pedras e, finalmente, solo.

Falando em solo…

Solo

O solo ideal para cultivar cúrcuma é solto, bem drenado, livre de grandes torrões ou pedras e bastante rico em matéria orgânica. Canteiros de jardim elevados estabelecidos provavelmente já possuem essas propriedades, tornando-os uma ótima escolha. O solo nativo do solo pode precisar ser trabalhado, soltando-o pelo menos a trinta centímetros de profundidade e adicionando composto envelhecido à área. Ou, se estiver enchendo um recipiente novinho em folha só para a cúrcuma, você pode personalizá-lo com os ingredientes certos desde o início! A cúrcuma prefere um solo ligeiramente ácido, algo que a maioria das misturas de envasamento já possui.

Para um recipiente, misture aproximadamente 70-80% de solo para vasos orgânico (ou uma mistura semelhante para canteiros elevados/recipientes) com 20-30% de composto bem equilibrado. Não use esterco animal fresco! É muito “quente” e rico em nitrogênio. Os rizomas não precisarão (ou apreciarão) fertilizante excessivo antes de brotar.

Agora que sabemos do que a cúrcuma gosta e não gosta, você está pronto para falar sobre como realmente plantar ela.

Como Plantar e Cultivar a Cúrcuma

Preparando a Semente de Cúrcuma para o Plantio

Se você tiver grandes mãos cheias de cúrcuma… hehe… ou outras peças grandes, elas devem ser divididas para criar mais peças de semente! Faça isso pelo menos alguns dias a uma semana antes do plantio, para que os cortes tenham tempo de cicatrizar e reduzir a chance de apodrecimento e desenvolvimento de doenças. Use uma faca limpa para cortar as mãos ou rizomas nos pontos mais estreitos (onde os dedos encontram a base, ou “palma” da mão) para criar várias sementes.

Cada pedaço de semente deve ter pelo menos duas a três saliências ou “dedos” deixados para trás – porque é isso que vai brotar! Depois de cortar, coloque as peças de cúrcuma em um local com boa circulação de ar para promover a secagem das áreas expostas.

Um colagem de duas partes de imagens, a primeira imagem é uma mão segurando um rizoma de semente de cúrcuma com os pontos de brotação apontando para cima. O barril de vinho com solo preparado está ao fundo, abaixo de onde outro rizoma de semente já está colocado na superfície do solo. Duas galinhas podem ser vistas espiando através da rede para pássaros tentando dar uma boa olhada. A segunda imagem mostra uma mão segurando outro rizoma de semente com pontos de brotação menos óbvios, no entanto, ela está ilustrando que eles ainda são pontos de brotação viáveis.

Ambos são exemplos de bons tamanhos de rizomas de semente. Poderíamos ter criado três pequenas peças de semente a partir do superior (cortando cada dedo extra), mas teria deixado menos pontos de brotação. Embora menor, o rizoma inferior tem três pontos de brotação viáveis.

Antes do plantio, armazene as sementes de cúrcuma em uma área temperada e escura. Costumo deixar as nossas em uma caixa de papelão parcialmente aberta em um quarto vago. Outra opção é armazená-las em uma camada rasa e úmida de musgo de turfa, fibra de coco ou solo leve e fofo, como a mistura para início de sementes – para incentivar a brotação precoce. Se você estiver começando sua cúrcuma dentro de casa, isso pode antecipar o início da temporada! Um tapete de aquecimento para mudas também pode ser usado para aquecer o meio do solo, se necessário, durante a pré-germinação ou após o plantio em um vaso.

Não achei a pré-germinação como necessária. Um ano pré-germinei os rizomas dentro de casa antes de plantar do lado de fora, mas isso não resultou em uma safra maior ou mais precoce. Na verdade, foi uma das minhas temporadas menos abundantes! Pode ter sido apenas uma coincidência, mas foi o suficiente para nos dizer que o esforço da pré-germinação não é necessário em nosso clima.

Como Plantar Rizomas de Cúrcuma

Para quem cultiva cúrcuma exclusivamente ao ar livre, é melhor plantar os rizomas quando o solo estiver regularmente a 15 graus ou mais quente, com temperaturas diurnas próximas a 25 graus.

Plante cada rizoma de semente a cerca de 5 a 10 centímetros de profundidade, espaçados pelo menos 10 a 15 centímetros entre si. Para evitar quebrar os dedos, geralmente eu escavo um pequeno buraco, coloco-o lá dentro e cubro delicadamente – ao contrário de empurrá-lo para baixo no solo, como faço ao plantar dentes de alho. No buraco de plantio, coloque o rizoma com quaisquer dedos ou pontos pequenos voltados para cima. Os brotos crescerão a partir dos pontos, então isso os coloca na orientação certa desde o início. Regue para umedecer o solo ao redor deles.

NOTAS PARA O CULTIVO INTERNO

Para aqueles que estão começando a cultivar cúrcuma dentro de casa, mantenha esses vasos dentro por enquanto! A luz solar não é uma preocupação ainda, pois eles não brotaram. Portanto, você pode mantê-los em qualquer local abrigado e quente em sua casa. No entanto, uma vez que brotarem, você precisará de um plano para fornecer luz intensa suficiente – seja em uma janela ensolarada ou usando luzes de crescimento.

Traga os vasos para fora quanto o tempo estiver menos frio, mas fique de olho na previsão do tempo nas próximas semanas! Novamente, os rizomas não podem congelar. Quando você levar os recipientes para fora, eles precisarão de uma transição gradual para se adaptar à diferença entre a vida interna e externa. Esse processo é chamado endurecimento, e é importante!

Em resumo, planeje levá-los para fora por curtos períodos em um local protegido e sombreado por alguns dias, aumentando gradualmente o tempo e a exposição ao sol ao longo de uma semana. Não os coloque diretamente sob o sol quente de imediato! Eles ficarão estressados.

PACIÊNCIA

Após o plantio, o jogo da espera começa. Como mencionei antes, a cúrcuma não apenas leva muito tempo para crescer, mas também surpreendentemente leva muito tempo para brotar! Se você estiver começando sua cúrcuma dentro de casa, ela pode brotar mais rápido do que a nossa.

Mesmo sabendo o que esperar, isso ainda me estressa a cada ano. Eu sempre penso que eles falharam conosco! Climas mais quentes podem ter brotos mais precoces. Seja paciente. Não se preocupe.

Cuidados Contínuos com a Planta de Cúrcuma

ÁGUA

Antes de a cúrcuma brotar acima do solo, ela não precisa de muitos cuidados. Forneça água ocasional – com a frequência necessária para manter o solo levemente úmido, mas não encharcado. Use o dedo para sondar alguns centímetros no solo para avaliar o nível de umidade, se necessário. Para reiterar, esses preciosos rizomas são propensos a apodrecer se estiverem excessivamente úmidos!

Depois que a cúrcuma brotou e está crescendo ativamente, continue a fornecer água para manter a mesma condição de solo úmido, mas não encharcado. É provável que isso signifique regar com mais frequência do que antes, pois no verão a planta em crescimento estará consumindo mais água.

Conforme o outono se aproxima, reduza um pouco a água novamente, especialmente se estiver chovendo. Quando estiver a uma ou duas semanas da data de colheita escolhida, você pode parar de regar completamente. Se não tiver certeza, esse passo não é obrigatório. Simplesmente achamos mais fácil desenterrar gentilmente os rizomas em solo semi-seco.

ADUBAÇÃO DA CÚRCUMA

Enquanto está crescendo ativamente, a cúrcuma é uma planta que consome bastante nutrientes. Ela apreciará composto e algumas aplicações de adubo bem equilibrado ao longo da temporada. O estrume de galinha granulado envelhecido é uma escolha popular para alimentar a cúrcuma. Para manter nossa cúrcuma feliz e saudável, oferecemos a ela algumas guloseimas diferentes ao longo do ano. Uma ou duas vezes durante a temporada de crescimento médio a tardio (verão e outono), cobrimos o solo ao redor dos caules da planta com uma leve pitada de farinha de alfafa e farinha de algas, mais uma camada fresca de 3 a 5 centímetros de composto, e então regamos tudo.

Como Colher a Cúrcuma

As folhas de cúrcuma começarão a amarelar e secar quando for hora de colher. Algumas das minhas folhas externas mudam, mas outras nem tanto. Veja as folhas na imagem da colheita abaixo. Além da aparência das folhas, use o tempo como uma forma de determinar quando colher – uma média de 10 meses após o plantio.

Como plantar e cultivar a Cúrcuma colheita

Na hora da colheita, não puxe simplesmente os caules para cima! Você corre o risco de quebrar suas mãos dessa forma! Usando uma pá ou suas mãos, cave gentilmente em um padrão amplo ao redor dos caules de cúrcuma para soltar o solo, tendo cuidado para não perfurar e danificar os rizomas. Uma vez que o solo estiver mais solto, você pode puxar suavemente os caules para cima ou retirá-los de baixo. Se encontrar resistência, pode ser aconselhável virar o recipiente de lado e peneirar suavemente o conteúdo. Veja o exemplo abaixo, mostrando como viramos os barris de vinho de lado sobre uma lona para uma limpeza fácil.

Após a colheita, enxágue os rizomas para remover a sujeira. Corte cuidadosamente a mão do rizoma longe do caule. Além disso, eles terão algumas raízes longas e estranhas anexadas, que podem ser cortadas com tesouras limpas ou cortadores e compostadas. Em seguida, permita que as cascas sequem completamente ao ar antes de guardá-las.

Parabéns! Você acabou de cultivar sua própria cúrcuma!

Como Armazenar e Preservar a Cúrcuma

Como plantar e cultivar a Cúrcuma armazenar

Para consumir fresca, é melhor usar a cúrcuma dentro de algumas semanas após a colheita. Armazene rizomas secos em um recipiente hermético na geladeira. Se a sua intenção for replantar alguns dos rizomas, estes podem ser mantidos em um local fresco e escuro por um período mais longo – já que você espera que eventualmente brotem de qualquer maneira! Eu presumo que você não vai querer comer ou replantar imediatamente tudo o que cultivou, então será necessário considerar algumas maneiras de preservar a colheita de cúrcuma também.

Para preservar a cúrcuma, congelei uma parte da nossa colheita e também desidratei algumas para moer em pó caseiro de cúrcuma! Para congelar a cúrcuma, basta congelar os rizomas inteiros em um recipiente hermético e planejar usá-los dentro de um ano. Quanto mais cedo você usá-los, mais fresco e vibrante será o sabor. Para usá-los, apenas retiramos um rizoma do congelador e o ralamos conforme necessário para as refeições! A pele da cúrcuma cultivada em casa é tão fresca e macia que nem nos incomodamos em descascá-la.

Usando a Cúrcuma nas Refeições

Seca, fresca, congelada ou fermentada! Existem muitas maneiras de usar a cúrcuma. Rale rizomas frescos ou congelados inteiros e adicione a feijões, lentilhas, arroz integral, legumes mistos, ovos e muito mais – para um toque semelhante a curry. Além disso, adicionamos à chucrute fermentada, ao xarope de fogo e até mesmo ao kombucha! Clique nos links para ver nossas receitas para cada um deles.

Use o pó de cúrcuma seca de muitas das mesmas maneiras! Outro uso popular para o pó de cúrcuma é fazer leite dourado. O leite dourado é feito misturando o leite de sua escolha (leite, coco, amêndoa ou outro) com pó de cúrcuma, canela, um pouco de óleo e, na maioria das vezes, um adoçante natural como mel ou xarope de bordo. Confira algumas receitas rápida e fácil com cúrcuma aqui!

Se você ainda não experimentou a cúrcuma sozinha, tenha em mente que ela não é picante como o curry clássico que você pode imaginar. A cúrcuma é um ingrediente-chave no curry e tem um leve toque, mas não é nada como o curry em pó pré-misturado. Esses também incluem pimenta em pó e outros ingredientes.

Finalmente, uma nota importante: Para obter os benefícios à saúde ótimos, sempre adicione uma pitada de pimenta-do-reino com sua cúrcuma! Por quê? Porque a pimenta-do-reino aumenta enormemente a biodisponibilidade e absorção da curcumina. Estudos mostram que consumir ¼ de colher de chá de pimenta com curcumina aumenta a biodisponibilidade em 2000%. Mesmo com apenas uma pitada de pimenta, os níveis aumentam significativamente. Consumir como alimento integral ou raiz (mesmo seca e moída) em vez de extrato de curcumina, ou consumir com gorduras como óleos ou leite de coco, também aumenta significativamente a biodisponibilidade.

O dinheiro pode não crescer em árvores, mas a boa saúde pode crescer na terra!

Para concluir, tenho certeza de que você pode ver o quanto amamos cultivar cúrcuma nesta propriedade. Espero que você tenha achado este artigo informativo, útil e inspirador, para que você também possa descobrir a alegria de cultivar cúrcuma em casa! Por favor, sinta-se à vontade para fazer perguntas nos comentários abaixo e compartilhe o amor compartilhando esta postagem.

Deixe um comentário